Cap. I - Parte 3 - Premissas do Sistema de Remuneração Funcional

23/07/2009 09:22

. FOCADO NAS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO

. FAVORECIMENTO DE PRÁTICAS PARTICIPATIVAS

. ORIENTADO PARA O PROCESSO E PARA RESULTADOS

. INTEGRA PLANOS E SUBSISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS

 

FOCADO NAS ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO

Ao se decidir pela implantação de algo novo na empresa, estaremos introduzindo uma mudança que afetará padrões operacionais de trabalho e, principalmente, influenciará nas atitudes, comportamentos e padrões de desempenhp gerencial. Por isso, é de importância fundamental obtermos o comprometimento em relação ao projeto em todas as etapas de sua implantação. O comprometimento é o fator relevante que responderá pelo sucesso ou pelo fracasso dos resultados, pela sua qualidade e durabilidade ou pela sua frustração e descontinuidade.

 

FAVORECIMENTO DE PRÁTICAS PARTICIPATIVAS

Ao contrário dos sistemas tradicionais, normalmente vistos como "assunto do departamento de Recursos Humanos", salientamos a importância da participação das chefias, buscando o consenso e a convergência de interesses no desenvolvimento dos instrumentos e na implantação do projeto. Desta forma, além de preparar as chefias para solucionar questões reais com seus subordinados, estaremos minimizando a resistência na implantação do sistema. Se não estiverem afinadas e dispostas a colaborar com a área de Recursos Humanos, a eficácia do sistema estará permanentemente em risco.

 

ORIENTADO PARA O PROCESSO E PARA RESULTADOS

Um adequado sistema de remuneração não pode ser desenvolvido sem a utilização das técnicas de levantamento do perfil, análise e avaliação dos cargos, sem recorrer à pesquisa salarial, sem a construção de estruturas salariais, sem a definição de diretrizes. Contudo, deve-se ter em mente que os princípios teóricos e os métodos constituem apenas um pré-requisito e não uma condição suficiente. A ênfase deve incidir sobre os resultados, porque são eles que interessam à empresa e aos empregados, e são eles que vão demonstrar a eficácia do sistema.

 

INTEGRA PLANOS E SUBSISTEMAS DE RECURSOS HUMANOS

Observamos, na prática dos sistemas tradicionais, a falta de interdependência e interatuação do setor de remuneração, com os demais subsistemas de RH, funcionando como um subsistema estanque e auto-suficiente, prejudicando o alcance dos objetivos finais.

Além de estar em consonância com os objetivos e estratégias da empresa, o Sistema de Remuneração Funcional deve ser desenvolvido de forma integrada, fornecendo subsídios e interagindo com os demais subsistemas.

Voltar